Aquisições

O empresário é confrontado com várias questões, tais como:

  • O que queremos e em que nos podemos tornar?
  • Vale a pena entrar em novos segmentos ou aumentar a quota de mercado através da compra de concorrentes?
  • Como viabilizar uma tal operação?

De facto, alguns factores como a capacidade de gestão, necessidades de capital e tempo podem ser fatores condicionantes para o crescimento da empresa e dos seus negócios. Por sua vez, as opções existentes são condicionadas por:

  • Globalização da concorrência;
  • Padrões de produtividade e competitividade;
  • Desenvolvimentos tecnológicos;
  • Necessidade de obter economias de escala para compensar o esmagamento das margens da empresa;
  • Maior consolidação do sector e exigência de transparência e respeito pelos princípios da governação empresarial.

Por outro lado, a rapidez obtida pelo crescimento orgânico da empresa pode não ser suficiente para preservar ou ganhar uma posição competitiva no mercado.

Assim, as fusões, aquisições ou alianças estratégicas aparecem como um mecanismo importante que pode ser seriamente considerado.

Ao consolidar a estratégia de Aquisição de Empresas, três objectivos devem ser alcançados:

  1. Gerar Valor Acionista;
  2. Obter quota de mercado;
  3. Obter ganhos de sinergia.

Diferença entre fusão e Aquisição

A Fusão de Empresas é um processo desenvolvido por duas ou mais organizações que combinam os seus ativos para criar uma nova entidade.As fusões são geralmente realizadas com empresas de dimensão semelhante.

Num âmbito de Aquisição de Empresas, normalmente, uma empresa de maior dimensão compra uma empresa pequena e controla a totalidade dos seus ativos.

As principais razões que levam as empresas a fusões e aquisições estão relacionadas com:

  1. A procura de eficiência na produção, produzindo mais a um custo mais baixo;
  2. A diminuição das atividades em duplicado.

Os processos de fusões e aquisições também permitem às empresas aceder a novos mercados ou melhorar a sua posição competitiva no setor de atividade. Muitas empresas visam também obter uma posição dominante ou de monopólio.

Sucesso na aquisição de empresas


O CINIDA pode dar uma contribuição decisiva:

– Na preparação da estratégia;

– Na avaliação;

– Negociação e integração futura do novo negócio com o atual.

Temos uma vasta experiência tanto no mercado europeu, africano e americano em termos de operações internacionais, quer na compra de um concorrente, quer na aquisição de um cliente ou fornecedor.

Não basta analisar apenas se o valor de aquisição é alto ou baixo em termos absolutos, mas também se um montante maior do valor real da empresa será ou não liquidado para um determinado comprador.

Há numerosos factores que influenciam o processo de venda de uma empresa. É comum encontrar empresários que desenvolvem um fator emocional muito grande com as suas empresas como se fossem as suas próprias vidas. Os compradores vêem a aquisição de uma empresa com grande objetividade.

O que realmente importa são os números que a empresa apresenta, nomeadamente o seu desempenho financeiro, bem como os factores económicos ligados ao mercado em que a empresa opera.

Metodologia:

Asseguramos todas as etapas que dizem respeito aos processos de Aquisição de Empresas:

  • Identificamos potenciais empresas com o maior interesse;
  • Ajudamos a estruturar a compra e venda da empresa;
  • Negociamos condições económicas e não económicas;
  • Garantimos que adquire a empresa certa e que tem as condições para gerar valor.

O CINIDA garante a prospeção a nível internacional. Pode contar com uma equipa experiente de especialistas em compras comerciais.

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