Avaliação de Empresas
Apoiamos as empresas nos diversos desafios competitivos a alcançar respostas mais rápidas ao ambiente empresarial cada vez mais complexo e em constante mudança.
Na Avaliação de Empresas, a nossa atividade visa proceder à elaboração do Relatório de Avaliação da Empresa, para a sua respetiva avaliação com base no seu plano de negócios e na sua estrutura económica e financeira, realizando uma análise do meio envolvente da empresa e da evolução futura prevista da atividade e do negócio. Para que possamos determinar o seu valor utilizando o Método do Rendimento (DCF), universalmente aceite e adoptando a metodologia WACC – Weighted Average Capital Cost, em comparação com o valor de mercado (multiplicadores do EBITDA).
O Relatório de Avaliação da Empresa fornecerá respostas às seguintes questões:
– Quanto vale o seu negócio?
– Qual é o montante máximo que pode ser pago por uma empresa?
– Qual é o montante mínimo aceitável para o negociar?
– Qual é o potencial de recuperação?
– Qual é a situação económica e financeira actual da empresa?
– Como pode valorizar o seu negócio?
Na situação atual, é essencial ao nível da gestão estratégica avaliar a sua empresa por várias razões:
- Diagnosticar a situação da empresa;
- Determine o seu valor de mercado actual;
- Medir a viabilidade de venda a curto prazo e o mercado-alvo;
- Definir a melhor estratégia a adoptar a curto e médio prazo;
- Encontrar soluções para melhorar a atividade da empresa e a sua situação financeira.
Nos processos de venda, o Relatório de Avaliação irá apoiar a apresentação da empresa e a definição da estratégia e o desenvolvimento de ações comerciais com potenciais interessados a nível nacional e internacional.
Metodologia:
A metodologia utilizada nos processos de Avaliação da Empresa, segue a sequência geral de ações que estão associadas aos objetivos da Empresa e às necessidades de estudar o projeto empresarial (potencial de avaliação e estudo da sua viabilidade e rentabilidade) a fim de determinar o seu valor, nomeadamente:
- Levantamento de dados gerais – Com vista a conhecer o pré-projeto e todo o ambiente empresarial, proceder à recolha de toda a informação necessária para o trabalho a realizar.
- Diagnóstico das empresas – Realizaremos a análise SWOT, com base na sistematização da informação recolhida, para determinar os recursos, capacidades e competências da empresa, identificando formas de vantagem competitiva.
- Avaliação e quantificação das opções – Com base nos objetivos do projeto, e na sequência do diagnóstico da empresa, procederemos à sistematização da estratégia a fim de permitir uma decisão sustentada sobre as perspetivas de valorização futura da empresa.
- Estudo de Viabilidade do Plano de Negócios – Com a identificação dos meios e recursos necessários para a opção de desenvolvimento, procederemos ao estudo de viabilidade económica e financeira da situação com e sem plano de ação, avaliando os indicadores de rentabilidade, quantificando os respetivos riscos, procedendo à análise da situação tendo em conta a decisão tomada.
- Preparação de um Relatório de Avaliação para entrega ao Cliente – Elaboração do plano de negócios e dossier de avaliação quantificando o valor atual da empresa, a fim de apoiar o desenvolvimento das acções subsequentes e previstas.